Ingredientes:
300ml de óleo
300ml de leite
1 colh. (sopa) de sal
1kg polvilho azedo
1/2 queijo curado (ou Minas padrão)
6 ovos
300ml de leite
1 colh. (sopa) de sal
1kg polvilho azedo
1/2 queijo curado (ou Minas padrão)
6 ovos
Modo de fazer:
Misturar o leite, o óleo, o sal e levar para ferver. Tirar as pelotinhas do polvilho (eu passo em uma peneira e depois, o que ficou retido, bato no liquidificador) e adicionar a mistura do leite; quando estiver frio, misturar e passar entre as palmas até que fique homogênea. Adicionar os ovos e amassar. Esquentar água com sal para adicionar até dar o ponto.
->O ponto é quando, ao colocar um pouco da massa na pele, ela fique agarrada, bem melequenta.
Quando a massa estiver num ponto bom e levemente salgada, adicionar o queijo ralado. Experimentar para ver se está bom de sal e se continua no ponto, ou então adicionar mais água com sal. Com as mãos untadas e a ajuda de uma colher de chá, fazer bolinhas um pouco maiores que um brigadeiro (cresce muito!). Colocar para assar em forno alto pré-aquecido. Em aproximadamente 20min já estará bom, começando a corar. Se quiser um pão de queijo mais cascudinho, deixe até corar mais.
Dicas:
- É importante que o forno esteja realmente quente antes de levar a massa para assar, pois, do contrário, a massa começará a derreter antes de crescer, virando bolachões. (Digo por experiência própria...)
- Essa receita é enorme, rende muito muito mesmo. Então, você pode deixar numa vasilha com tampa na geladeira por até uma semana e terá pão de queijo a semana toda, sempre que quiser. Pode-se, ainda, fazer bolinhas e congelá-las.
Obrigada, Carol, por compartilhar a receita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário